Sonatinas Latino-Americanas para Piano
Material Suplementar
Luis Gianneo (1897–1968)
Luis Gianneo nasceu em Buenos Aires em 9 de Janeiro de 1897 dentro de uma família de Imigrantes Italianos. Começou seus estudos ainda muito novo. Era aluno de piano de Luigi Romaniello e Ernesto Drangosh e estudou composição com Constantino Gaito e Eduardo Fornarini. Durante seus primeiros anos Gianneo formou um duo de piano e violino com seu irmão Miguel e também acompanhou diversos violinistas. Em 1921 casou-se com a cantora Josefina Ghidoni e em 1923 mudou-se com sua família para o norte na cidade de São Miguel de Tucumán, trabalhando como Professor no Instituto Musical de Tucumán no qual tornou-se diretor mais tarde. Por vinte anos continou como professor, pianista e maestro em Tucumán. Ali introduziu praticamente todas as suas composições e apresentou grande número de obras contemporâneas como Stravinsky, Debussy e Respighi. Ele fundou e dirigiu a Associação Filarmônica, presidiu em 1935 a Sociedade Sarmento.
Em 1932 juntou-se ao Grupo Renovação, fundado em 1929 pelos irmãos Juan José e José Maria Castro, Jacobo Ficher e Juan Carlos Paz. Contudo nunca se identificou completamente com o grupo, especialmente com as atitudes de Juan Carlos Paz. Em 1938 Gianneo viajou para a Europa com sua família com auxílio da Comissão Cultural Nacional, aprendendo assim as últimas tendências e visitando a Itália, França, Alemanha, Bélgica e Suíça. Em Florença participou do Congresso Musical e em Turin conduziu a Orquestra do Conservatório Real. Em Paris ele escreveu Cinco Pequenas Peças e a Sonatina para Piano, a primeira Sinfonia e o Concertino-Serenata. Em 1939, alguns meses antes do início da Guerra, retornou para Buenos Aires onde se estabeleceram finalmente em 1043.
Em 1945 fundou a Orquestra Jovem Argentina para a Radio El Mundo e em 1954 a Orquestra Jovem da Rádio Nacional. Ele trabalhou como Diretor do Conservatório Nacional e foi membro da Comissão e Academia de Finas Artes. Seus pupilos incluem Rodolfo Arizaga e Virtú Maragno, e posteriormente o famoso compositor Pedro Ignacio Calderón e Ariel Ramirez. Em 1949 Alberto Ginastera o convidou para ser Professor de Harmonia, Instrumentação e Composição no recém criado Conservatório de Musica e Drama de La Plata.
Sua mulher morre em 1955 após ficar brevemente doente. Suas filhas mudam-se para a Europa para estudar e Luis passa vários anos sozinho antes de casar com Inés Rosa Sayans em 1960.
Filho de Luis Gianneo nasce em Roma em 1961. Ele dedicou sua cantata Angor Dei a sua esposa e seu Poema de la Saeta (1965) para seu filho. No seu último ano foi eleito Presidente da Sociedade Argentina para Educação Musical. Em 1967 viajou novamente para a Europa promovendo a Música Argentina e transmitindo por estações, academias e teatros. Ele faleceu oito meses após seu retorno a Buenos Aires no dia 15 de Agosto de 1968 enquanto revisava a partitura de Transfiguración para uma performance.
Fonte: Dora De Marinis
Translated and abridged by Keith Anderson
(from Gianneo: Complete Works for Piano in 3 CDs. Marco Polo, 2002)
Nascimento: 09/01/1897
Morte: 15/08/1968