top of page

Angel Lasala (1914-2000)

Nasceu em Buenos Aires em 9 de Maio de 1914. Iniciou seus estudos musicais ainda pequeno, no conservatório de “La Prensa”, sob direção da Professora María Rosa Farcy de Montal, graduando-se em Piano, teoria e Solfejo e Harmonia e completou sua formação superior no Conservatório Nacional Carlos López Buchardo. Atuou como concertista e intérprete de música de câmara, para finalmente dedicar-se a composição sob a direção de Athos Palma. Sua obra abrange música de câmara, sinfônica, religiosa e teatral.

Dentro do seu catálogo podemos destacar o ballet Chasca Ñahui, premio do Teatro Colón 1941, estrando em sala em 1944; Achalay, poema Sinfônico – coral – coreográfico, premio Municipalidad de Buenos Aires 1960. Concerto para duas guitarras e Orquestra, Cantatas San Martín de Porres, Santa María de los Buenos Aires, encargo da Secretaría de Cultura da Municipalidad com motivo de celebração de 400 anos da fundação da cidade, entre outras obras. Também desenvolveu papel na docência como professor fundador da extinta Escuela de Orquesta y Coros del Consejo Nacional de Educación, criada por Athos Palma. Foi vice-reitor do Conservatório Nacional e na Direção do Conservatório Municipal Manuel de Falla, onde deu aula de harmonia e música de câmara. Foi durante 25 anos assessor Musical da Direção Nacional de Radiodifusão, desenvolvendo um amplo trabalho em prol de compositores e intérpretes argentinos. Exerceu durante vários períodos a Presidência da Associação Argentina de Compositores e em seus últimos anos presidiu a Academia Argentina de Música.

Recebeu uma bolsa do governo do Brasil em 1960 para realizar estudos sobre música Brasileira e promover o intercâmbio musical entre ambos os países. Durante sua estadia no Rio de Janeiro juntamente com sua esposa, a soprano Zulema Castello, realizou concertos de divulgação da música argentina.

Sua obra segue firmemente os ideais e inspirações argentinas e americanas, dentro de um estilo que sem desdenhar das técnicas modernas mantém alto sentido estético.

Faleceu em 1° de Maio de 2000.

 

Partitura

Gravações

bottom of page